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Posicionamento de Marca e o espaço na mente do seu cliente

12 de novembro de 2024

Por Vaty Colombo, CEO da Empória Branding

Em um mercado saturado, o verdadeiro diferencial de uma marca é o espaço que ela ocupa na mente e no coração dos consumidores. Sobretudo na Empória Branding, acreditamos que uma marca só existe quando consegue estabelecer essa conexão profunda. Antes de mais nada, o posicionamento de marca é o ato de conquistar esse espaço — um lugar que transcende o produto ou serviço oferecido, e gera significado e valor percebido.

Vaty Colombo é Fundador e CEO da Emporia Branding, gestor com experiência em vendas, marketing e liderança de equipe. Apaixonado pela construção de marcas relevantes, e um inconformado pela baixa cultura de marca nas empresas. Tem como propósito, juntamente com a Empória, em desenvolver cultura de marca nas organizações.

Nesse sentido, vamos explorar ao longo do artigo como construir um posicionamento sólido orientado ao propósito e à cultura da organização.

Constantemente, cito para as pessoas o exemplo da Volvo. De modo que a Volvo construiu sua reputação ao redor da segurança desde 1927, se destacando pela criação de inovações que salvaram vidas, como o cinto de três pontos, no ano de 1959. Assim, a narrativa deles reflete sua missão de eliminar fatalidades e lesões graves, buscando sempre a vanguarda em segurança automotiva.

O que é posicionamento de marca?

Posicionar uma marca vai muito além de comunicar o que a empresa faz. Contudo, é sobre definir “por que” e “como” ela faz, construindo um elo entre o propósito do negócio e as percepções do público. Por exemplo, na Empória Branding entendemos o posicionamento de marca como o coração de uma estratégia de negócios – onde propósito, produtos, processos e pessoas convergem em uma visão clara e inspiradora.

A essência de uma marca bem posicionada

Desenvolvemos um método exclusivo chamado Brandmap para construir o posicionamento de uma marca. Nesse sentido, podemos comparar o posicionamento com uma árvore. A área visível — o logotipo, o nome, as campanhas e o produto em si — é a parte que o público vê, mas é nas raízes, a parte invisível, que reside uma verdadeira essência de uma marca.

São os valores, a cultura e o propósito que fundamentam uma marca autêntica. Logo, esse conjunto de características invisíveis dá sustentação à marca e é o que realmente é sentido e percebido pelo cliente.

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O método Brandmap: construindo uma marca relevante

Nosso método próprio denominado Brandmap® utiliza cinco etapas estratégicas para transformar o posicionamento de marcas. Dessa forma, ele é fundamentado na construção de uma cultura de marca forte, capaz de criar relevância e lealdade entre os clientes. Pois acreditamos que uma cultura de marca bem desenvolvida nasce dentro da empresa.

Cada etapa é projetada para fazer com que a marca seja conhecida, entendida, diferenciada, respeitada, admirada e em seguida, desejada e amada. Em essência, queremos ajudar as empresas a evoluir de meras transações para conexões emocionais reais.

Marcas posicionadas com a Empória Branding

Porque você precisa ter um posicionamento de marca

Uma marca só tem valor real se o propósito da empresa for claro para todos os envolvidos, desde a equipe interna até os clientes. Esse propósito é o que define a “alma” da marca, conectando-se diretamente com os consumidores de forma genuína.

Logo, numa sociedade onde produtos e serviços muitas vezes se assemelham, é essencial que a marca se destaque. Portanto, ela precisa entender e comunicar seu diferencial, seja em inovação, qualidade ou experiência. 

https://www.youtube.com/watch?v=8cFt7kxOWagu0026t=168s

Dessa maneira, acreditamos que uma cultura de marca bem desenvolvida nasce dentro da empresa, permeando desde as lideranças até as operações diárias. Nesse mesmo sentido, queremos ajudar os gestores a desenvolver uma cultura de marca que se conecte com o propósito das pessoas que compõem a organização, criando um ambiente que faça sentido e os engaje diariamente. 

Definitivamente, todas as interações com o público — sejam campanhas de marketing, atendimentos, ou presença digital — devem estar alinhadas ao posicionamento. A comunicação precisa ser mais que persuasiva; precisa ser autêntica, e reforçar a identidade e os valores da marca de forma consistente.

Assim, marcas relevantes se mantêm flexíveis e atentas às mudanças no comportamento do consumidor e do mercado. O Brandmap é uma metodologia viva, que permite a adaptação do posicionamento sem perder a essência e a metodologia contemporânea.

No Brasil, onde ainda estamos construindo uma cultura de valorização de marcas, o compromisso da Empória é ajudar os negócios a cultivar uma marca que seja respeitada, admirada e amada. Afinal, somente marcas bem posicionadas alcançam esse lugar.

Sua aplicação tem o respaldo de centenas de empresas revigoradas pelo reencontro com seu propósito. Sem contar que milhares de profissionais já foram beneficiados por ambientes de trabalho mais inspiradores e conectados com as suas perspectivas pessoais através dessa mudança.

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