O Flagr, em parceria com a Empória, promoveu na tarde da última terça-feira (05), a primeira edição do workshop Provocações Estratégicas – Criando Futuros Possíveis. Primeiramente, a oficina foi conduzida pelo publicitário, mestre e doutor em Design, Diego Piovesan. Dessa maneira, Diego também é Gestor Estratégico na Metoludi e Consultor de Inovação no Bairro da Juventude.
Empresas que marcaram presença
Para dar vida ao evento e consagrá-lo como um verdadeiro sucesso, tivemos a presença de empresas parceiras e clientes posicionados com a Empória. Confira abaixo a lista completa de participantes:
- Imbraforte
- Farol Distribuidora
- Diplomata Persianas
- Seido
- Ema
- Cooperja
- Cristal Embalagens
- Feba
- Usipe
- Unnicola
- Castanhel
Base de estudo para o workshop
Empresas nacionais e internacionais como Firjan, The Ugly Lab, Trend Watching e WGSN pesquisaram e analisaram relatórios que serviram de base no estudo desenvolvido para construir o workshop.
Nesse sentido, o material mapeia tendências para um futuro emergente de 0 a 5 anos, abordando temas como Cidades Inteligentes, Vida Centrada na Natureza, Lifelong Learning, Hiperconectados e Vivendo com Fluidez.
Saiba mais sobre as tendências
Cidades Inteligentes
As cidades inteligentes utilizam tecnologia avançada e análise de dados para melhorar a qualidade de vida urbana, otimizando recursos como transporte, energia e serviços públicos. Assim, elas conectam pessoas e sistemas, promovendo sustentabilidade, segurança e eficiência na gestão urbana, com foco em criar ambientes mais inclusivos e resilientes.
Vida Centrada na Natureza
Com a crescente conscientização ambiental, a vida centrada na natureza destaca a importância de reconectar-se com o meio ambiente. Logo, essa tendência envolve a criação de espaços de convivência e trabalho que promovem o bem-estar, ao mesmo tempo que abraçam práticas sustentáveis, diminuindo o impacto ambiental e valorizando a biodiversidade.
Lifelong Learning
O aprendizado contínuo se tornou uma necessidade em um mundo em constante transformação. Portanto, pessoas e organizações que investem em adquirir novos conhecimentos e habilidades ao longo da vida garantem uma adaptação constante às mudanças tecnológicas e sociais, mantendo-se relevantes no mercado e inovando suas práticas.
Hiperconectados
A era da hiperconectividade redefine a forma como interagimos, vivemos e trabalhamos. Dessa forma, com dispositivos interligados e acesso à informação em tempo real, indivíduos e empresas estão mais conectados do que nunca, o que amplia a colaboração, a inovação e cria novos modelos de negócios baseados em redes e compartilhamento.
Vivendo com Fluidez
A fluidez na vida moderna refere-se à flexibilidade nas fronteiras entre trabalho, lazer e estilo de vida. Por isso, indivíduos buscam um equilíbrio mais dinâmico, onde horários, ambientes e formas de se expressar se adaptam às necessidades pessoais. Portanto, esta tendência reflete um mundo em que as normas tradicionais são questionadas, permitindo maior liberdade e adaptabilidade.
Workshop na prática
Todavia, no primeiro momento Diego Piovesan fez toda a contextualização das tendências e da importância de pensá-las nas estratégias do negócio. Em seguida, foi a vez de todo mundo colocar a mão na massa e realizar as dinâmicas propostas pelo mestre em Design.
Como resultado dessa tarde imersiva, os participantes começaram a dar forma e estrutura a projetos e iniciativas que estavam apenas no campo das ideias, com o objetivo de aplicá-los em 2025 e 2026. Da mesma forma, as empresas participantes foram incentivadas a desenvolver estrategicamente esses projetos com base em seus próprios posicionamentos de marca.
Dessa maneira, as empresas não apenas ampliaram suas conquistas para os próximos anos, mas, sobretudo, alinharam esses projetos ao seu propósito.