Colunas

Estrategizando a operação ou operacionalizando a estratégia?

1 de julho de 2024

É bem simples de perceber: quando montamos uma estratégia boa e ela dá resultado, passamos a repetir ela constantemente. Isso é operacionalizar a estratégia. O famoso “em time que está ganhando, não se mexe”.

A estratégia tem que ser questionada enquanto ela existir.

Por que fazemos o que fazemos?

Essa é uma pergunta-chave para repensar uma estratégia.

Um plano tático é a melhor forma de dar longevidade a uma estratégia.

Como fazer para colocar em prática a estratégia? Quem vai fazer? Quanto tempo para fazer? Quanto vai custar e como vamos medir resultado?

Para dar longevidade à estratégia, é preciso revisitar e melhorar o tático com frequência.

Como podemos fazer melhor o que fazemos?

Essa é a pergunta essencial para melhorar um plano tático.

Em uma boa gestão de marca e de negócio, o plano tático é muito importante, mas, na prática, o que acontece é pular direto da estratégia para a operação. Enquanto está dando certo, continua, e quando não está mais dando certo é montada outra estratégia. Em alguns casos, nem se percebe que não está dando certo, e a empresa entra em dificuldade.

ESTRATÉGIA + TÁTICA + OPERAÇÃO é a melhor forma de prosperar. Ficar só na operação é como ter um veículo com rodas quadradas: tem sempre que ter gente pra empurrar e, quanto maior o veículo, de mais gente precisa.

Se você não quer ter um veículo de rodas quadradas, a melhor maneira é fazer uma boa estratégia de marca. Só a marca pode arredondar as rodas do seu “veículo” a longo prazo.

Compartilhe

LinkedIn
WhatsApp
X
Facebook

outros conteúdos

Onde buscar recurso para investir na minha marca?

2 de julho de 2024

Publicidade: a literatura como ferramenta de escrita

4 de julho de 2024

Connex 2024 e os principais insights de marketing do sul de SC

7 de agosto de 2024

5 lições de liderança para aprender com filme de Adam Sandler

18 de novembro de 2024

FLAGR TALKS #07 – Insights do Connex 2024 com Taylor Lompa

9 de setembro de 2024

Posicionamento de Marca e o espaço na mente do seu cliente

12 de novembro de 2024

Branding em tempos líquidos: sobrevivência e significado

1 de julho de 2024