A última edição do relatório da We Are Social com a agência Meltwaer, sobre dados do mundo digital no Brasil em 2024, apresenta uma infinidade de dados estratégicos e comportamentais sobre usuários do país.
O estudo indica que os usuários de internet no Brasil totalizava 6,1 milhões entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024, um crescimento de 3,3% em 12 meses.
Os números apresentados revelam que 29,14 milhões de pessoas no Brasil não usavam a internet no início de 2024, sugerindo que 13,4 % da população permanecia offline até então.
A pesquisa destaca um crescimento significativo no número de contas de brasileiros nas redes sociais em geral. Segundo a última versão do estudo, o país registra atualmente 144 milhões de contas, um crescimento de pouco mais de 2 milhões em relação ao ano anterior.
Em relação às redes sociais, 76,6% da base total de usuários da Internet no Brasil (contemplando o público de 16 a 64 anos) acessaram, pelo menos, uma plataforma de mídia social em janeiro de 2024.
Quanto aos principais motivos do uso da internet em território nacional, em primeiro lugar temos a “busca por informações” em geral, seguido “como fazer as coisas” como segundo motivo de acesso e “se manter em contato com amigos e familiares” na terceira posição.
Outros números sobre o uso da internet no Brasil:
- Atualmente são mais de 210 milhões de dispositivos móveis conectados à internet no país, o que representa 96,9% da nossa população;
- Possuímos mais de 187 milhões de brasileiros conectados à internet;
- O brasileiro passa 9 horas e 13 minutos de tempo médio diário conectado, deste tempo 57,6% é gasto acessado via smarthphones;
- O YouTube é a rede social com maior número de usuários no Brasil, tendo uma base de 144 milhões usuários ativos.
Já sobre o uso das plataformas de mídias sociais, em relação ao total de usuários ativos de internet no país temos as seguintes penetrações:
- WhatsApp: 93,4%
- Instagram: 91,2%
- Facebook: 83,3%
- TikTok: 65,1%
- Facebook Messenger: 60,8%
- Telegram: 56,5%
- Pinterest: 46,7%
- Kwai (Kuaishou): 46,1%
- X (Twitter): 44,4%
- LinkedIn: 37,2%
Um dado curioso sobre a realidade brasileira, é que apesar do TikTok aparecer apenas na quarta posição de penetração dos usuários, ele é a mídia social com mais tempo gasto mensalmente, sendo dispensado em torno de 30 horas e 10 minutos de acesso mensal. A título de comparação, o WhatsApp aparece na segunda posição com uma média mensal de 24 horas e 14 minutos.
Gostou das informações e gostaria de conhecer um pouco mais sobre a realidade do país? Acesse no link abaixo e obtenha o relatório completo e detalhado da We Are Social – Digital 2024: Brasil :
Link de acesso: https://indd.adobe.com/view/5aad4a40-66ca-43f5-9d7d-07313f602c0d
Boa leitura!