Início » Colunas » We Are Social – Digital 2024: Brasil

We Are Social – Digital 2024: Brasil

Saiba os principais números brasileiros sobre o uso da internet, redes sociais e mídias digitais em 2024.

  • 4 min de leitura
  • 3 julho, 2024

A última edição do relatório da We Are Social com a agência Meltwaer, sobre dados do mundo digital no Brasil em 2024, apresenta uma infinidade de dados estratégicos e comportamentais sobre usuários do país.

O estudo indica que os usuários de internet no Brasil totalizava 6,1 milhões entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024, um crescimento de 3,3% em 12 meses.

Os números apresentados revelam que 29,14 milhões de pessoas no Brasil não usavam a internet no início de 2024, sugerindo que 13,4 % da população permanecia offline até então.

A pesquisa destaca um crescimento significativo no número de contas de brasileiros nas redes sociais em geral. Segundo a última versão do estudo, o país registra atualmente 144 milhões de contas, um crescimento de pouco mais de 2 milhões em relação ao ano anterior.

Em relação às redes sociais, 76,6% da base total de usuários da Internet no Brasil (contemplando o público de 16 a 64 anos) acessaram, pelo menos, uma plataforma de mídia social em janeiro de 2024.

Quanto aos principais motivos do uso da internet em território nacional, em primeiro lugar temos a “busca por informações” em geral, seguido “como fazer as coisas” como segundo motivo de acesso e “se manter em contato com amigos e familiares” na terceira posição.

Outros números sobre o uso da internet no Brasil:

  • Atualmente são mais de 210 milhões de dispositivos móveis conectados à internet no país, o que representa 96,9% da nossa população;
  • Possuímos mais de 187 milhões de brasileiros conectados à internet;
  • O brasileiro passa 9 horas e 13 minutos de tempo médio diário conectado, deste tempo 57,6% é gasto acessado via smarthphones;
  • O YouTube é a rede social com maior número de usuários no Brasil, tendo uma base de 144 milhões usuários ativos.

Já sobre o uso das plataformas de mídias sociais, em relação ao total de usuários ativos de internet no país temos as seguintes penetrações:

  • WhatsApp: 93,4%
  • Instagram: 91,2%
  • Facebook: 83,3%
  • TikTok: 65,1%
  • Facebook Messenger: 60,8%
  • Telegram: 56,5%
  • Pinterest: 46,7%
  • Kwai (Kuaishou): 46,1%
  • X (Twitter): 44,4%
  • LinkedIn: 37,2%

Um dado curioso sobre a realidade brasileira, é que apesar do TikTok aparecer apenas na quarta posição de penetração dos usuários, ele é a mídia social com mais tempo gasto mensalmente, sendo dispensado em torno de 30 horas e 10 minutos de acesso mensal. A título de comparação, o WhatsApp aparece na segunda posição com uma média mensal de 24 horas e 14 minutos.

Gostou das informações e gostaria de conhecer um pouco mais sobre a realidade do país? Acesse no link abaixo e obtenha o relatório completo e detalhado da We Are Social – Digital 2024: Brasil :

Link de acesso: https://indd.adobe.com/view/5aad4a40-66ca-43f5-9d7d-07313f602c0d

Boa leitura!

Compartilhe

Categoria

Profissional com conquista de 12 medalhas em nível nacional e internacional como docente nas áreas de Design Gráfico e Web Design em competições de educação profissional. Publicitário, especialista em Design de Produto, Didática do Ensino Superior, Gestão de Projetos. Possui mais de 20 anos de experiência corporativa em gestão, tecnologia educacional e design.

Mais conteúdos