Nesse cenário, o setor de gestão de pessoas deve estar extremamente próximo do setor de marketing. Afinal, marca se constrói com atitude e comportamento,e isso é inerente às pessoas. Portanto, a atração, seleção, capacitação e retenção de profissionais deve obedecer ao posicionamento da sua marca.
“Se você quer o reconhecimento de uma marca como atual e inovadora, por exemplo, não pode contratar pessoas aversas a isso”.
Nesse sentido, são as pessoas que constroem a percepção da sua marca. Logo, acreditar que a comunicação sozinha vai criar reputação de marca é um grande erro. Todavia, essa construção é feita de alinhamento: gerar a mesma percepção de marca em todos os canais e pontos de contato. Ou seja, é mais fácil acreditar que uma pessoa é pontual quando ela nunca atrasa do que quando ela se autodefine assim.
Inscreva-se no nosso canal do Youtube
Ninguém é honesto porque diz que é honesto.
Ninguém é inteligente porque diz que é inteligente.
A construção desses valores se dá nas atitudes e no comportamento diário.
Com as marcas, acontece exatamente o mesmo. Frequentemente, isso é ainda mais evidente porque um conjunto de pessoas, e não um único indivíduo, representa as marcas. É principalmente por esse motivo que acredito nas marcas que se constroem de dentro para fora, e não de fora para dentro.
Tendo tudo isso em mente, recomendo que você se aproxime imediatamente da gestão de pessoas da gestão de marca. Quem contrata precisa entender como a marca deseja ser percebida e trazer pessoas com propósito e habilidades aprovadas.