Troca de conhecimento, muito networking, experiências empolgantes e um happy hour animado. Assim foi o último sábado, 3 de agosto, para mais de 200 profissionais que compareceram ao Connex 2024, na ACIC – Associação Empresarial de Criciúma. Nesse sentido, realizado a partir da iniciativa do Clube de Marketing, a terceira edição do evento teve como tema “Eu vos declaro: Futuro e Performance”, abordando temáticas como marketing, tecnologia, eficácia em vendas e muito mais.
Primeiramente, com a condução de Giovana Pedroso, Mentora de Comunicação, as palestras contaram com grandes nomes como Rafael Martins, CEO da Share, Ariana Luz, Senior SEO Analyst da Nestlé, e Dani Rodrigues – Head de Criação da Hypera Pharma. Portanto, confira agora uma análise exclusiva do Flagr sobre cada momento desse encontro tão enriquecedor.
Pré-Connax 2024, com Daniel Dias
De antemão, antes mesmo do dia 3 de agosto, o Connex já iniciava, de forma intimista, a compartilhar conteúdo de qualidade. Assim, na sexta-feira, um dia antes do evento oficial, os participantes VIPs da edição se reuniram no CRIO – Centro de Inovação Criciúma, para um talk inspirador com Daniel Dias – maior medalhista paralímpico da história do Brasil.
Ainda mais, além de contar sua trajetória no mundo do esporte, os desafios vividos e as medalhas conquistadas, Daniel, que também é empresário, trouxe sua visão de superação para o mundo dos negócios, contando aos ouvintes como gerir equipes para vencer limitações. Finalmente, houve uma sessão de autógrafos em seu livro, o Valores de Ouro, lançado pela Life Editora.
Credenciamento e abertura no Connax 2024
Todavia, logo na entrada do Connex 2024, os inscritos já viviam uma experiência diferenciada, sendo recebidos pela Completato Soluções Artísticas. De forma lúdica, eles conseguiram inserir o público no universo de vendas e resultado com leveza. Isso aconteceu por meio de dinâmicas divertidas e um “boas-vindas” animado. Ainda mais, no hall da ACIC estavam expositores e patrocinadores da ocasião como a UNISATC, a Destak Transportes, o Grupo Catarinense de Rádios, entre outros.
Logo após o credenciamento e as primeiras impressões, Giovana Pedroso foi a anfitriã, contextualizando a reunião, apresentando os convidados e, principalmente, dando dicas valiosas sobre oratória e o ato de comunicar como um todo.
IAgora? Com Rafael Martins
Será que estamos explorando a inteligência artificial da forma mais eficaz possível? Essa foi a mensagem deixada por Rafael Martins, da Share, na primeira palestra do dia. O CEO iniciou seu conteúdo com um breve resumo sobre o impacto do lançamento da IA, comparando a outros grandes momentos da tecnologia.
Embasado em dados, fez uma relação entre o conhecimento humano e esse recurso. Falou sobre como os CMOs das grandes empresas estão utilizando a inteligência artificial e como agências de propaganda renomadas a utilizam na criação de campanhas, apresentando cases como o Coca-Cola Obra de Arte, produzido todo dessa forma, pela BLITZWORKS.
Durante toda a apresentação, Rafael trouxe insights sobre o último MWC Barcelona, voltando o assunto para a IA. Por fim, definiu as diferenciações entre eficiência e eficácia, afirmando que o uso desse tipo de ferramenta precisa ser eficaz, auxiliando na construção de marcas.
B2B é Sexy Sim, com Felipe Spina
Quando o assunto é performance digital, ninguém melhor do que Felipe Spina, da Maestro ABM, para trazer a sua visão. Assim, com passagens por negócios inovadores como a RD Station e atual sócio da Distrito, ele contou ao público como orquestrar vendas para atingir eficácia.
Um dos pontos mais frisados pelo talker foi a personalização da comunicação. Dessa maneira, ele falou sobre como, por trás do B2B, há uma pessoa, um “B2P”. Sobretudo como levar isso em consideração na construção de abordagens comerciais.
Entre os exemplos trazidos por Felipe, estão: o envio de cestas de café para reuniões on-line com prospects, comunicações que façam sentido com o momento do possível cliente. Sem contar o como gerenciar projetos por completo faz a diferença, acompanhando passo a passo de forma completa e inteligente.
Organizando sua casa: como uma estratégia de SEO transforma a visibilidade orgânica da sua empresa, com Ariana Luz
Trazendo um pouco de nostalgia para os millennials, Ariana Luz, Senior SEO Analyst da Nestlé, relembrou o começo dos blogs. Nesse sentido, ela deixou clara a importância de não depender apenas de redes sociais para vender produtos ou serviços on-line. É que se faz necessário dar a devida importância aos sites e às estratégias de SEO. Por exemplo, ela fez comparações divertidas entre essa relação e com a “casa própria”.
Todavia, a profissional reforçou a construção de mensagens que criam conexões reais com o consumidor. Desse modo, ela fez ligações entre os conteúdos atuais e a obra de Bauman, Amor Líquido – que aborda a fragilidade dos laços humanos. Diretamente ao ponto, ela disse “as marcas precisam conversar, não apenas falar de si”, afirmou Ariana.
Indo para exemplos mais técnicos, a analista sênior também trouxe insights sobre conteúdos ricos e a relevância do tráfego orgânico. Esse último foi definido por ela como o momento mais valioso do usuário: quando ele tem um interesse espontâneo no assunto e está disposto a prestar atenção. Por fim, Ariana trouxe uma provocação, “se eu procurar a sua empresa agora no Google, vou conseguir comprar de vocês?”, perguntou. Com certeza, um talk que gerou reflexões profundas.
Cultura Urbana: mercado e influência, com Eliézer Santos
A última palestra da manhã contou com a participação de Eliézer Santos, da Rider, especialista em Estratégia de Influência e Relacionamento. De acordo com Eliézer, há um gap entre como nos conectamos com a cultura urbana e como a transformamos em estratégia para os negócios. Dessa forma, seu trabalho é pautado em criar as melhores oportunidades dentro desse universo: como a visão das ruas se comunica com o business.
Citando grandes cases como o My Adidas, do Run DMC, a entrada de Pharrell Willians na direção criativa da Louis Vuitton e, até, a renovação da audiência das Olimpíadas, com a entrada de esportes como o breaking e o skate, o especialista trouxe números concretos para demonstrar a rentabilidade desse tipo de investimento. Para finalizar, Eliézer explorou o case da Rider a partir de seu reposicionando, migrando do tradicional para um artigo de moda urbana. Um dos pilares do que tem sido feito é o seeding orgânico, engajando a marca com influencers que realmente têm o seu propósito como estilo de vida.
Eficiência na Compra de Mídia, com Alex Andrade
A tarde, no Connex 2024, começou falando sobre o impacto da eficiência na compra de mídia, com Alex Andradre, Diretor de Operações da Publya. Na ocasião, Alex abordou de forma leve, mas embasada, a qualidade do conteúdo X contexto, trazendo a grande dificuldade das agências em desenvolver um plano de mídia realmente voltado para o digital.
O profissional ressaltou essa característica, a da qualidade, como o ponto-chave de um plano eficiente. Ele disse, “não é apenas estar no meio, mas veicular para uma audiência de qualidade. Não é apenas ter acesso às novas tecnologias, mas usá-las com qualidade”, complementou o diretor.
A criação de conteúdos que realmente valem a pena e se conectam com o público foi um assunto de destaque entre todos os palestrantes. Logo, podemos perceber que, mesmo falando sobre tecnologia, o futuro ainda precisa ser pensado a partir da perspectiva real, de humano para humano.
O maravilhoso mundo do marketing de influência, com Júlio Beltrão
Com um tom alegre, Júlio Beltrão, da Music2/Mynd, deu uma verdadeira aula sobre marketing de influência. De acordo com o Diretor Artístico Executivo da empresa, essa foi uma área que sempre existiu no marketing, contudo, agora passou a ser feita por pessoas mais próximas da realidade da audiência, “pessoas anônimas estão virando famosas por causa das redes sociais”, comentou Júlio.
Entre as dicas dadas na ocasião, uma das que mais se destaca é a de geração de feat entre marcas e influencers. De forma muito bem colocada, o profissional levou a mensagem de que o conteúdo tem a responsabilidade de criar conexões reais com o público, pois na era da hipercomunicação, só sobrevive o que faz sentido.
Com isso, dar liberdade aos influencers para que consigam inserir os produtos ou serviços das empresas em suas rotinas, tornando-os parte de suas conversas com o target de forma natural, é o mais indicado para gerar resultados genuínos.
Acelerando suas vendas no WhatsApp, com Rafael JK
O que você busca quando entra em contato com uma loja pelo WhatsApp? Um atendimento frio e “robotizado”, ou alguém que lhe forneça um contato mais próximo? Sendo o WhatsApp uma ferramenta popularizada pelo uso pessoal, Rafael JK, da Sanders Digital, deixou evidente a necessidade da criação de relacionamento com o cliente nesse tipo de canal.
Apresentando cases de interações reais entre vendedores e clientes, Rafael tirou boas risadas do público, mesmo em um assunto tão sério, como a conversão de vendas. Entre os exemplos do profissional, foi mostrado o que não fazer na hora de vender pelo WhatsApp.
E, quando o assunto é o que fazer, a principal dica foi quantificar. De acordo com ele, muitas empresas ainda não têm dados dessa abordagem, deixando de ter controle sobre os contatos e, consequentemente, um baixo engajamento em conversões pelo telefone. #BORAFECHAR!
PAINEL: estratégias e desafios para realizar grandes eventos
Dando dinamismo ao evento, na metade da tarde, ocorreu o painel “Estratégias e desafios para realizar grandes eventos”. Mediado por Rafael Martins, ele contou com Marcus Rossi (Gramado Summit), Flávio Horta (Digitalks) e Diego Vinhas (Combo Agência).
Entre as pautas dessa temática, os experientes profissionais falaram sobre a busca por patrocinadores, o processo de vendas, as estratégias que utilizam, entre outros. Um dos destaques foi a discussão sobre a terceirização da operacionalização do evento, ou o controle centralizado de cada detalhe para garantir que tudo saia como o combinado.
O poder das boas histórias, com Daniele Rodrigues
Voltando para o formato de palestra, tivemos a honra de receber Daniele Rodrigues, Diretora de Criação da Hypera Pharm, contando cases incríveis sobre boas histórias. Indo contra o que é pregado na atualidade em duração de conteúdo, ela falou sobre a importância de se criar narrativas relevantes, dizendo “nem tudo precisa ser em 3 segundos”, afirmou a diretora.
Observando a partir de uma vertente macro, Daniele também abordou a necessidade de se ter a estratégia como marca, ou uma estratégia marcante. Ao construir peças e abordagens que se conectam, cria-se um verdadeiro ecossistema, onde é possível interagir com o consumidor por meio de diversas frentes, gerando impacto.
Com exemplos que encantaram o público, como Engov, Neosaldina e Buscofem, ela mostrou como o que gera engajamento na atualidade são as histórias, não assuntos abordados de maneira fria. A profissional terminou o talk com uma provocação: “a sua marca está contando uma história que as pessoas querem passar para a frente?”.
Babu Santana + Happy Hour
A última pílula de conhecimento do dia foi de Babu Santana, ator, cantor, ex-BBB e um artista incrível. Ele contou ao público sobre a sua trajetória, desde a infância, no mundo artístico e sobre seus planos para o futuro, como candidato a vereador.
Com a mediação de Júlio Beltrão, Babu relembrou momentos marcantes, os mais de 50 filmes feitos, peças, seu despertar artístico no Nós do Morro e deixou reflexões sobre a valorização financeira de artistas tidos como fora dos padrões televisivos. Ainda, falou sobre a mudança pós-BBB que teve em sua carreira, tendo que se adaptar aos novos canais em que seus – agora – fãs estavam.
Depois de um dia repleto de conhecimento e experiência, a equipe do Clube de Marketing preparou para todos os participantes do evento um happy hour animado, com muita música e momentos de descontração. Movimentando toda a região sul de Santa Catarina, sem dúvidas, o Connex 2024 deixará a sua mensagem sobre o futuro repercutindo durante todo o ano. Agora, basta aguardarmos, com grandes expectativas, a próxima edição.