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Posicionamento de Marca e o espaço na mente do seu cliente

  • 8 min de leitura
  • 12 novembro, 2024
Conteúdo

Por Vaty Colombo, CEO da Empória Branding

Em um mercado saturado, o verdadeiro diferencial de uma marca é o espaço que ela ocupa na mente e no coração dos consumidores. Sobretudo na Empória Branding, acreditamos que uma marca só existe quando consegue estabelecer essa conexão profunda. Antes de mais nada, o posicionamento de marca é o ato de conquistar esse espaço — um lugar que transcende o produto ou serviço oferecido, e gera significado e valor percebido.

Vaty Colombo é Fundador e CEO da Emporia Branding, gestor com experiência em vendas, marketing e liderança de equipe. Apaixonado pela construção de marcas relevantes, e um inconformado pela baixa cultura de marca nas empresas. Tem como propósito, juntamente com a Empória, em desenvolver cultura de marca nas organizações.

Nesse sentido, vamos explorar ao longo do artigo como construir um posicionamento sólido orientado ao propósito e à cultura da organização.

Constantemente, cito para as pessoas o exemplo da Volvo. De modo que a Volvo construiu sua reputação ao redor da segurança desde 1927, se destacando pela criação de inovações que salvaram vidas, como o cinto de três pontos, no ano de 1959. Assim, a narrativa deles reflete sua missão de eliminar fatalidades e lesões graves, buscando sempre a vanguarda em segurança automotiva.

O que é posicionamento de marca?

Posicionar uma marca vai muito além de comunicar o que a empresa faz. Contudo, é sobre definir “por que” e “como” ela faz, construindo um elo entre o propósito do negócio e as percepções do público. Por exemplo, na Empória Branding entendemos o posicionamento de marca como o coração de uma estratégia de negócios – onde propósito, produtos, processos e pessoas convergem em uma visão clara e inspiradora.

A essência de uma marca bem posicionada

Desenvolvemos um método exclusivo chamado Brandmap para construir o posicionamento de uma marca. Nesse sentido, podemos comparar o posicionamento com uma árvore. A área visível — o logotipo, o nome, as campanhas e o produto em si — é a parte que o público vê, mas é nas raízes, a parte invisível, que reside uma verdadeira essência de uma marca.

São os valores, a cultura e o propósito que fundamentam uma marca autêntica. Logo, esse conjunto de características invisíveis dá sustentação à marca e é o que realmente é sentido e percebido pelo cliente.

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O método Brandmap: construindo uma marca relevante

Nosso método próprio denominado Brandmap® utiliza cinco etapas estratégicas para transformar o posicionamento de marcas. Dessa forma, ele é fundamentado na construção de uma cultura de marca forte, capaz de criar relevância e lealdade entre os clientes. Pois acreditamos que uma cultura de marca bem desenvolvida nasce dentro da empresa.

Cada etapa é projetada para fazer com que a marca seja conhecida, entendida, diferenciada, respeitada, admirada e em seguida, desejada e amada. Em essência, queremos ajudar as empresas a evoluir de meras transações para conexões emocionais reais.

Posicionamento de marca - Gestão Empória
Marcas posicionadas com a Empória Branding

Porque você precisa ter um posicionamento de marca

Uma marca só tem valor real se o propósito da empresa for claro para todos os envolvidos, desde a equipe interna até os clientes. Esse propósito é o que define a “alma” da marca, conectando-se diretamente com os consumidores de forma genuína.

Logo, numa sociedade onde produtos e serviços muitas vezes se assemelham, é essencial que a marca se destaque. Portanto, ela precisa entender e comunicar seu diferencial, seja em inovação, qualidade ou experiência. 

Dessa maneira, acreditamos que uma cultura de marca bem desenvolvida nasce dentro da empresa, permeando desde as lideranças até as operações diárias. Nesse mesmo sentido, queremos ajudar os gestores a desenvolver uma cultura de marca que se conecte com o propósito das pessoas que compõem a organização, criando um ambiente que faça sentido e os engaje diariamente. 

Definitivamente, todas as interações com o público — sejam campanhas de marketing, atendimentos, ou presença digital — devem estar alinhadas ao posicionamento. A comunicação precisa ser mais que persuasiva; precisa ser autêntica, e reforçar a identidade e os valores da marca de forma consistente.

Assim, marcas relevantes se mantêm flexíveis e atentas às mudanças no comportamento do consumidor e do mercado. O Brandmap é uma metodologia viva, que permite a adaptação do posicionamento sem perder a essência e a metodologia contemporânea.

No Brasil, onde ainda estamos construindo uma cultura de valorização de marcas, o compromisso da Empória é ajudar os negócios a cultivar uma marca que seja respeitada, admirada e amada. Afinal, somente marcas bem posicionadas alcançam esse lugar.

Sua aplicação tem o respaldo de centenas de empresas revigoradas pelo reencontro com seu propósito. Sem contar que milhares de profissionais já foram beneficiados por ambientes de trabalho mais inspiradores e conectados com as suas perspectivas pessoais através dessa mudança.

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Fundador e CEO da Empória Branding, empresa especializada em posicionamento de marca e ativação da comunicação. Especializado em gestão e liderança, atuou durante muitos anos como diretor executivo da Anjo Tintas. Empreendedor nato, tem como vocação levar cultura de marca para as empresas.

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