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Estrategizando a operação ou operacionalizando a estratégia?

Partindo da premissa que estratégia é “o que”, tática é “como” e operação é “o fazer”, minha constatação é que a operação tem uma atenção tão forte dos gestores, aliada à “lei do menor esforço”, que, na prática, estamos operacionalizando a estratégia.

  • 3 min de leitura
  • 1 julho, 2024

É bem simples de perceber: quando montamos uma estratégia boa e ela dá resultado, passamos a repetir ela constantemente. Isso é operacionalizar a estratégia. O famoso “em time que está ganhando, não se mexe”.

A estratégia tem que ser questionada enquanto ela existir.

Por que fazemos o que fazemos?

Essa é uma pergunta-chave para repensar uma estratégia.

Um plano tático é a melhor forma de dar longevidade a uma estratégia.

Como fazer para colocar em prática a estratégia? Quem vai fazer? Quanto tempo para fazer? Quanto vai custar e como vamos medir resultado?

Para dar longevidade à estratégia, é preciso revisitar e melhorar o tático com frequência.

Como podemos fazer melhor o que fazemos?

Essa é a pergunta essencial para melhorar um plano tático.

Em uma boa gestão de marca e de negócio, o plano tático é muito importante, mas, na prática, o que acontece é pular direto da estratégia para a operação. Enquanto está dando certo, continua, e quando não está mais dando certo é montada outra estratégia. Em alguns casos, nem se percebe que não está dando certo, e a empresa entra em dificuldade.

ESTRATÉGIA + TÁTICA + OPERAÇÃO é a melhor forma de prosperar. Ficar só na operação é como ter um veículo com rodas quadradas: tem sempre que ter gente pra empurrar e, quanto maior o veículo, de mais gente precisa.

Se você não quer ter um veículo de rodas quadradas, a melhor maneira é fazer uma boa estratégia de marca. Só a marca pode arredondar as rodas do seu “veículo” a longo prazo.

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Fundador e CEO da Empória Branding, empresa especializada em posicionamento de marca e ativação da comunicação. Especializado em gestão e liderança, atuou durante muitos anos como diretor executivo da Anjo Tintas. Empreendedor nato, tem como vocação levar cultura de marca para as empresas.

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