É bem simples de perceber: quando montamos uma estratégia boa e ela dá resultado, passamos a repetir ela constantemente. Isso é operacionalizar a estratégia. O famoso “em time que está ganhando, não se mexe”.
A estratégia tem que ser questionada enquanto ela existir.
Por que fazemos o que fazemos?
Essa é uma pergunta-chave para repensar uma estratégia.
Um plano tático é a melhor forma de dar longevidade a uma estratégia.
Como fazer para colocar em prática a estratégia? Quem vai fazer? Quanto tempo para fazer? Quanto vai custar e como vamos medir resultado?
Para dar longevidade à estratégia, é preciso revisitar e melhorar o tático com frequência.
Como podemos fazer melhor o que fazemos?
Essa é a pergunta essencial para melhorar um plano tático.
Em uma boa gestão de marca e de negócio, o plano tático é muito importante, mas, na prática, o que acontece é pular direto da estratégia para a operação. Enquanto está dando certo, continua, e quando não está mais dando certo é montada outra estratégia. Em alguns casos, nem se percebe que não está dando certo, e a empresa entra em dificuldade.
ESTRATÉGIA + TÁTICA + OPERAÇÃO é a melhor forma de prosperar. Ficar só na operação é como ter um veículo com rodas quadradas: tem sempre que ter gente pra empurrar e, quanto maior o veículo, de mais gente precisa.
Se você não quer ter um veículo de rodas quadradas, a melhor maneira é fazer uma boa estratégia de marca. Só a marca pode arredondar as rodas do seu “veículo” a longo prazo.